Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de março de 2011

CUIDADOS COM O GATO FILHOTE


Você que acabou de adquirir um filhote, aqui vão as dicas de cuidados com ele:

Agora você vai ter um gatinho lindo que vai lhe fazer companhia durante muitos anos e para que essa relação seja maravilhosa, é importante saber quais as necessidades e os cuidados que seu gato vai exigir durante os primeiros meses de vida. Os machos costumam ser mais amigaveis e comunicativos, mas as femeas tb pode ser.

COLEIRA: Acostume seu gato desde pequeno a usar coleira, escolha o modelo de sua preferência, porém sempre feitos de tecido e pendure pingente, guizo e se você mora em casa adquira uma plaqueta de identificação com o nome do gatinho e o seu telefone. 

CAMA: Os gatos gostam de dormir em lugares confortáveis e macios, as pet shops, drugstores e super mercados podem oferecer diversos modelos de camas para gatos, escolha uma bem acolchoada. Coloque-a em um local limpo e sem correntes de ar. Se preferir ou se eles preferirem, a sua propria cama podera ser um confortavel recanto! Gatos não transmitem doenças respiratorias!


BRINQUEDOS: Os gatinhos vão querer brincar com quase tudo que ver pela frente, nas pets vc vai encontrar diversos modelos. Escolha entre eles replicas de ratinhos, são os preferidos, bolinhas perereca (aquelas de borracha que pulam bem alto) e novelos de lâ. Brinquedos que contenham penas eles também adoram.


ARRANHADOR: Importantíssimos, eles permitem que o animal gaste as suas garras em um local apropriado para isso, evitando assim arranhar móveis, sofás, cortinas, etc...


ALIMENTAÇÃO: Os filhotes deverão comer ração para filhotes até 1 ANO de vida, são rações balanceadas especialmente para garantir um bom desenvolvimento muscular, ósseo, além de promover uma pelagem bonita e etc... Deixar sempre água fresca a disposição do seu gato e troque essa água regularmente. Gatos gostam de limpeza, por isso mantenha os recipientes de água e comida sempre limpos e longe da liteira (bandeja sanitária de gatos).


HIGIENE: A liteira deve ser de plástico, com as bordas altas porque os gatos espalham a areia com as patas para tampar as fezes e urina após usa-la. Troque a areia em média 3 vezes por semana, essa areia está disponível no mercado em diversos preços e capacidades de absorção. Se você adquiriu mais de um gatinho é aconselhável que tenha mais de uma bandeja sanitária.


VACINA: É importante vacinar seu gato, porém algumas pessoas preferem vacinar somente quando completam a idade adulta, mas isso somente quando se trata de gatos criados em apartamentos e que não tem o contato com a rua e nem outros gatos que tenham também. No caso de gatos criados em casas a vacinação deve ser feita desde pequeno. Gatos criados em apartamentos onde não existe NENHUMA possibilidade de sairem para a rua, a vacina anti-rabica pode ser descartada.





EDUCAÇÃO: Gatos pequenos são como crianças e precisam ser educados para que quando adultos se comportem de maneira adequada. Quando seu gatinho fizer algo errado, dê uma bronca nele, mas somente se for pego em flagrante! Com os gatos não é necessário gritar e muito menos bater, eles vão tomar medo de você, apenas os repreenda e bastará para que eles entendam a situação. E assim associando a bronca com o que é errado, eles não vão repetir mais.


Tenha uma vida feliz com seu novo companheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário